cover
Tocando Agora:

Governo de Sergipe inicia edição 2024 da Segundona do Turista e prepara festejos juninos

Programação se estende até dezembro, dando início ao período festivo com mais de 120 atrações sergipanas na Rua São João

Governo de Sergipe inicia edição 2024 da Segundona do Turista e prepara festejos juninos
Governador Fábio Mitidieri abre avento. (Foto: César de Oliveira e André Moreira

Está de volta o projeto que reafirma a identidade cultural sergipana e celebra o título de ‘País do Forró’: a Segundona do Turista, na Rua São João. A edição 2024 teve início nesta segunda-feira, 18, e prossegue até o mês de dezembro, sempre às segundas. Com shows musicais e apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos, o evento resgata a tradição da histórica rua e inicia os preparativos para a programação dos festejos juninos no estado.


O grupo Os Três Muleques, a quadrilha Século XX e o forrozeiro Erivaldo de Carira abriram a programação da Segundona. Durante o mês de março, a grade de atrações seguirá com artistas convidados. De abril em diante, se apresentarão os artistas selecionados por meio de edital. Já em maio, o destaque será o espaço da economia criativa, com o intuito de oferecer uma experiência inovadora a sergipanos e visitantes.


Para o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, a Segundona do Turista é o ponto de partida para os 60 dias de programação já anunciados para o Arraiá do Povo e a Vila do Forró. “Agora, oficialmente, a gente dá as boas-vindas à Segundona do Turista em 2024. É o segundo ano dessa festa, que vai até o final do ano, toda segunda-feira. Um forró tradicional, de muita qualidade e muita segurança para toda a família. É o início dos festejos juninos, trazendo nossa tradição e valorizando nossa cultura e economia. São mais de 120 atrações que se apresentarão aqui, entre quadrilhas, orquestras, cantores e outros artistas. Os comerciantes ganhando seu dinheiro, artesãos vendendo seu produto, o turista chegando e o povo dançando nessa rua centenária. É o lugar do forró no país do forró”, disse.


O governador acrescentou, ainda, o intuito da gestão de levar os visitantes hospedados nos hotéis da capital à Rua São João, disponibilizando transporte próprio em parceria com o trade turístico.


A Segundona do Turista é uma realização do Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus. O apoio é das secretarias de Estado do Turismo (Setur); do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem); e da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom). A programação é destaque no calendário de eventos do estado, trazendo previsibilidade e impulsionando o trade turístico.


A presidente da Funcap, Antônia Amorosa, ressaltou o sucesso do projeto em 2023, e afirmou a expectativa de renovação do resultado em 2024. “Neste espaço, durante todo o ano, vocês verão passar expressões do nosso forró. Nosso governador é um homem que estimula a cultura, porque esta festa é para todos os sergipanos. Sergipe tem a única rua tradicional no Brasil reconhecida como palco exclusivo do forró, e o Governo do Estado reconhece e celebra este título”, colocou.


"Iniciar o forró no mês de março é um sonho. Até dezembro, estaremos aqui fortalecendo a cultura e a economia, e dizendo a todos que somos nordestinos e que aqui é nosso lugar", afirmou o presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, Elder Teles.


Nascida e criada na Rua São João, Maria Angélica se diz apaixonada pela cultura junina e comemora o retorno da Segundona do Turista. "Está maravilhoso. Sou quadrilheira e sempre estou por aqui. No ano passado foi ótimo, e agora a gente vai continuar", pontuou.


O comerciante Antônio Souza é proprietário de uma mercearia localizada na esquina da Rua São João há 26 anos. Para ele, o início da Segundona em 2024 é sinônimo de boas vendas. "A expectativa é muito boa. No ano passado foi muito bom, e neste vai ser melhor ainda, com fé em Deus", sinalizou.


Festejos juninos

No último dia 15, o governador Fábio Mitidieri anunciou a programação oficial do Arraiá do Povo, que ocorrerá de 1º a 30 de junho na Orla da Atalaia. Já na Vila do Forró, também na Orla, a festa prossegue até 31 de julho. O conjunto do evento trará mais de 300 atrações nacionais e sergipanas.


Para 2024, também foi anunciada a ampliação da estrutura. O espaço contemplará um parque de diversões com dez mil metros quadrados. A arena de shows mudará de local, abrangendo uma área de 18 mil metros quadrados localizada na parte de trás das quadras de tênis. A Vila do Forró, por sua vez, se manterá no mesmo local da edição de 2023, com sete mil metros quadrados. No total, a atração terá 35 mil metros quadrados. Outras novidades incluem o aumento no número de bares, as terças do ‘arrocha’ e as quintas com destaque para o protagonismo feminino nos vocais.


Em 2023, mais de 250 atrações fizeram parte da programação junina organizada pelo Governo do Estado, valorizando a cultura e gerando emprego e renda para os sergipanos. Na capital, a festa aconteceu em cinco diferentes locais: Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. Ao todo, os festejos movimentaram R$ 98 milhões no estado, além de mobilizar mais de 550 mil pessoas circulando pelo espaço do Arraiá do Povo somente nos primeiros 30 dias.


"Sergipe é o primeiro estado do Brasil a lançar os festejos juninos já em março. Isso demonstra o trabalho que estamos fazendo desde o ano passado, com a criação dessa política de Sergipe como o 'país do forró' não só no discurso, mas também na prática. Uma política que aquece a economia, que gera emprego e renda. Já lançamos a programação dos 60 dias de forró no Arraiá do Povo e na Vila, e a população está cada vez mais percebendo que isto é para o desenvolvimento do estado, para fazer Sergipe avançar", destacou o secretário da Comunicação Social, Cleon Nascimento.

Comentários (0)